Diversas substâncias são úteis na neuroproteção, desde vitaminas até hormônios. Algumas delas são:
– Ômega 3: considerado um ótimo alimento para o cérebro, ele melhora os processos cognitivos e estimula a memória e o correto funcionamento dos neurônios.
– Vitamina B12: atua em diversas fases do metabolismo neurológico, aumentando a plasticidade neural e reduzindo sua inflamação. É indicada para quem se queixa de falta de memória e indisposição frequente.
– Progesterona: é um hormônio muito importante para as mulheres e, também, para os homens, o que difere são as doses. A progesterona tem papel fundamental na neuroproteção e sua falta pode desencadear nervosismo, irritabilidade e insônia.
– Pregnenolona: é utilizada para impulsionar o foco, melhorar a concentração, aumentar a compreensão e o processamento de informações e potencializar a memória. Essa substância é muito indicada para quem trabalha com grande sobrecarga de informações e para os estudantes.
O cuidado com o cérebro é tão importante quanto o cuidado com o corpo, sendo fundamental para a longevidade e bem-estar.
Dra. Jackelyne Resende é médica nutróloga, especialista em emagrecimento, nutrologia esportiva, modulação hormonal e ortomolecular. Atua também na área de estética avançada, com ênfase em procedimentos injetáveis e cosmiatria.