Cabelos Oleosos: Este tipo tem estrutura capilar com muita oleosidade natural, produzida pelo couro cabeludo, que deixa os fios gordurosos, pesados e sem volume. Sempre que perceber este acúmulo é recomendado higienizar os fios. Isso pode ocorrer com lavagens diárias, porém, é necessário o uso de shampoos específicos, que ajudam a regularizar a oleosidade e fornecem nutrientes para deixar os fios mais bonitos e brilhantes.
Cabelos Oleosos com pontas Secas: Este tipo de estrutura capilar tem oleosidade natural, produzida pelo couro cabeludo, deixando os fios gordurosos na raiz, porém, as pontas sempre secas e com aspecto de ressecado. São, na maioria das vezes, cabelos ondulados. A dica é aplicar um creme hidratante sem enxágue nas pontas, a fim de uniformizar a hidratação capilar ao longo de todo o fio.
Cabelos Crespos ou Cacheados: Geralmente esta estrutura capilar se caracteriza por pouca oleosidade, apresentando então aspecto de ressecamento. Cabelos cacheados e crespos não devem ser higienizados com shampoos convencionais. Deve-se dar preferência para os shampoos No-Poo ou Low-Poo, ou seja, sem espuma ou com pouca espuma. São shampoos que não contêm lauril nem sulfatos, mas são capazes de limpar os cabelos sem tirar a proteção natural dos mesmos.